Entry: Olá Amigos / Saludos Amigos 19.8.05



Olá Amigos


Realizado por N. Ferguson, W. Jackson, J. Kinney, H. Luske & B. Roberts, a 6ª longa-metragem da Disney (com aproximadamente 40 min), data dos anos 40 e foi nomeado para 3 Óscares.

Segmentos com imagens reais da equipa Disney a fazer turismo na América do Sul e a registar as suas impressões sobre a forma de ilustrações, fotografias, pautas musicais e muitos souvenirs, alternam com 4 curtas-metragens de animação. No Lago Titicaca, Donald mede forças com um teimoso lama. A seguinte animação conta as aventuras de Pedro, um pequeno avião, na cordilheira dos Andes. Um Pateta sob a forma de cowboy do Texas é transformado num gaúcho argentino. E, em Aquarela do Brasil, o Zé Carioca (sim, trata-se da primeira aparição do famoso papagaio) mostra o Rio de Janeiro ao Donald.

O DVD dispõe de um documentário relativamente longo intitulado "Ao Sul da Fronteira com Disney", que relata as experiências vividas por Walt Disney e os seus empregados nesta viagem.

Se Disney procurava inspiração paraos seus filmes e expor os norte-americanos à cultura dos países da América Latina, a verdade é que esta película hoje se transformou num testemunho com flashes do que se era vivenciado naquela época nos países visitados, não só presentes no filme, mas principalmente no documentário extra que o acompanha. E o seu valor está sobretudo na quase ausência de subjectividade que uma produção norte-americana poderia imprimir.

Fica também registada a importância da composição musical na animação de outrora, ou na equipa de Disney não tivessem ido músicos que estudaram em primeira mão as músicas folclóricas.

Quanto às 4 curtas, julgo que serão do agrado de todos. O meu destaque vai para a Aquarela do Brasil, não só pela importância histórica da criação do Zé, mas pela mesclagem da música com a imagem.

   0 comments

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments